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TIM volta a cortar sinal de internet por excesso de uso

Assinantes do serviço de banda larga TIM Ultrafibra estão revoltados com o comunicado que receberam da TIM informando sobre o fim da prestação do serviço. No texto, a empresa diz que vai desconectar os clientes por excesso de uso no acesso à internet. A TIM ainda menciona os limites de 2 TB de dados ou de 500 conexões simultâneas.

Tim Ultrafibra de 2 Gb/s custa R$ 244,90 por mês (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Alguns consumidores optaram pela conexão de 2 Gigabits por segundo (Gb/s). Não se trata de um produto barato: custa a partir de R$ 244,90 em São Paulo, mediante fidelidade de 12 meses e débito em conta corrente.

O contrato da TIM prevê os limites. Nós buscamos a assessoria de imprensa da TIM, mas a empresa não se pronunciou até o fechamento deste texto. Ele será atualizado caso a TIM se manifeste.

Revolta entre os clientes

Esta não é a primeira vez que a TIM cancela o serviço. Em abril de 2020, o Tecnoblog trouxe relatos de assinantes do então TIM Live (agora chamado de TIM Ultrafibra) que receberam cartas falando sobre “uso excessivo”.

Os textos de outrora e de agora são essencialmente os mesmos, com a diferença de que a prestadora pratica limites menores do que no passado.

Notificação extrajudicial enviada pela TIM (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A notificação extrajudicial endereçada a um leitor do Tecnoblog informa: “A TIM apurou que o equipamento instalado na sua unidade atinge o volume de tráfego de terabytes.” Em outro ponto, também diz: “Diante do exposto, para que seja possível manter a qualidade dos serviços, a TIM informa que realizará o cancelamento do seu serviço dentro do prazo de 5 (cinco) dias, de acordo com o estabelecido no Contrato.”

Já o aplicativo oficial Meu TIM passou a informar que “o seu serviço encontra-se suspenso”. Ele ainda sugere que o consumidor entre em contato com o SAC telefônico para regularizar a situação.

Plataforma Meu TIM avisa sobre serviço suspenso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Um morador de São Paulo nos relatou que não consegue mais acessar mais nenhum site e nem serviços atrelados ao TIM Ultrafibra, como Paramount+ e Looke. “Acredito que a internet será cortada ainda hoje”, complementa.

Outro consumidor, desta vez situado em Salvador, conta via Reclame Aqui que recebeu uma ligação “pavorosa” da TIM informando sobre a quebra de contrato. “Contratei o TIM Ultrafibra com a premissa de que seria ilimitado e não haveria franquia”, desabafa o usuário.

A mesma pessoa conta, mais para frente na reclamação, que um atendente da TIM entrou em contato e resolveu prontamente o problema. No entanto, diz que “jamais voltaria a fazer negócio” com a empresa de origem italiana.

Contrato menciona limites

Contrato do TIM Ultrafibra (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Alguns dos assinantes de fibra ótica afetados pela medida relatam desconhecer as franquias. Nas reclamações via internet, outros clientes sugerem saber do regulamento, mas admitem que não imaginavam que a operadora levaria a cabo as próprias regras.

No entanto, a TIM está amparada no contrato de prestação de serviços. O documento disponibilizado na página oficial do serviço de fibra ótica menciona as já citadas 500 conexões simultâneas ou o limite de 2 TB mensais.

TIM volta a cortar sinal de internet por excesso de uso

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