Site Overlay

Apple foi big tech que mais comprou startups de inteligência artificial em 2023

Apple comprou 32 startups da área de inteligência artificial em 2023 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple foi a big tech que mais comprou startups do ramo de inteligência artificial em 2023. A pesquisa, publicada pela empresa de análise de mercado Statista, mostra que a companhia adquiriu 32 startups do segmento. Atrasada na tecnologia, a Apple superou Google e Meta com grande vantagem nessa corrida de comprar empresas menores.

O Google adquiriu 21 startups em 2023, enquanto Meta e Microsoft vêm na sequência com 18 e 17 compras. Além de abrir a carteira para essas aquisições, a Apple também investiu na contratação de profissionais especializados em inteligência artificial. A big tech da maçã está atrasada na tecnologia quando comparada as suas rivais.

Apple corre atrás das rivais no serviço de IA

O banho de compras da Apple é uma estratégia para ganhar espaço no segmento inteligência artificiais. Segundo a análise da Statista, o fato da big tech adquirir várias startups passa a ideia de que ela está buscando novas tendências em IAs. Essa não é a primeira vez que ela bate recorde de compras de empresas de IA, ela repetiu o mesmo feito entre 2016 e 2020.

Porém, é difícil não olhar para esse número de compras sem pensar que ela está tentando recuperar tempo perdido. Desde que o ChatGPT estourou, Microsoft, Google e Meta lançaram serviços de IA generativa. As duas primeiras trouxeram o Copilot e o (agora) Gemini, respectivamente. Já a Meta está usando IA nas suas redes sociais.

Tim Cook já se pronunciou sobre levar inteligência artificial para os dispositivos da Apple (Imagem: Divulgação / Apple)

Tim Cook, CEO da Apple, já afirmou que a empresa levará a tecnologia de inteligência artificial generativa para os produtos da marca — leia-se iPhone, iPad, Macs, Apple Watch e Vision Pro. Mas com a pioneira Siri e essas várias aquisições, a big tech não está na disputa de serviços de IA.

Em janeiro, a Samsung anunciou o Galaxy S24, primeiro smartphone com inteligência artificial generativa. Com isso, a Apple acaba pressionada a lançar um recurso similar em seus dispositivos — ou melhorar a Siri.

Com informações: 9to5Mac, Statista e Stocklytics

Apple foi big tech que mais comprou startups de inteligência artificial em 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *