Intel perde disputa para fabricar próxima geração de processadores do Playstation (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A situação da Intel não é das melhores. Após falhas nos processadores Core das gerações mais recentes e enfrentar uma forte crise financeira, foi revelado que a empresa não conseguiu firmar um acordo com a Sony para fabricar os chips do PlayStation 6.
As informações foram reveladas pela Reuters, que divulgou uma reportagem sobre o processo para contratação de fornecedores de chips para o PS6. Segundo as fontes do noticiário, a Intel perdeu a competição para a AMD em uma disputa de contratos que teria acontecido em 2022.
Um possível acordo com a Sony poderia render até US$ 30 bilhões em receita para a fabricante dos chips. Isso não parece ter sido suficiente para a Intel, uma vez que os processadores de videogame teriam menos da metade da margem de lucro de produtos voltados para o setor de inteligência artificial.
Ainda assim, é um tipo de contrato seguro, considerando que os consoles da Sony vendem mais de 100 milhões de unidades em cinco anos. Esse tipo de acordo também ajudaria a Intel a conquistar outros grandes contratos, algo que a companhia têm encontrado dificuldade.
De acordo com a reportagem, as negociações entre Intel e Sony duraram vários meses, com diversas reuniões que contavam com a presença do CEO das duas companhias, além de dezenas de engenheiros e outros executivos.
Sem Intel, AMD poderá fabricar chips do PS6
A falta de acordo com a Intel pode ser benéfica para a AMD, uma das suas principais concorrentes. Isso também pode ser positivo para os usuários, tendo em vista que a AMD fabrica os chips do PS5; uma possível mudança de fabricantes poderia colocar em risco a retrocompatibilidade de jogos de gerações anteriores.
Chips do PS5 são produzidos pela AMD (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)
Em resposta à Reuters, a Intel afirmou que discorda desse tipo de caracterização e que não comentará conversas atuais ou potenciais com clientes. A Sony e a AMD também não comentaram o assunto.
Ainda não há uma previsão de lançamento para a próxima geração do PlayStation. A Sony ainda pretende fazer dinheiro com o PS5, que teve uma versão Pro lançada em 10 de setembro. O novo console conta com chip aprimorado para utilização com inteligência artificial, maiores taxas de atualização e resolução de até 8K.
Intel perde para AMD em contrato para fabricação de chips do PlayStation 6