Site Overlay

Mais 189 cidades do Brasil poderão receber sinal de 5G; veja lista

Anatel libera frequência do 5G para mais municípios (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As operadoras continuam expandindo o 5G no Brasil, e a Anatel deu aval para instalação da tecnologia em mais 189 municípios. Com a liberação da frequência, Claro, TIM e Vivo podem expandir o sinal de quinta geração e oferecer seus serviços para a população.

As frequências serão liberadas a partir da próxima segunda-feira, 30 de setembro. O espectro ainda estava restrito porque a faixa de 3,5 GHz era utilizada pela TV aberta via satélite (TVRO), que migrou para outra banda e passou por um cronograma de migração para outra tecnologia.

Dos 189 municípios liberados, 35 pertencem à Bahia, enquanto as 154 localidades restantes são de Minas Gerais. Por sinal, o estado de MG agora está totalmente liberado para ativações de antenas 5G Standalone em todas as suas 853 cidades.

A maioria dos municípios liberados são de pequeno porte: são 171 cidades com menos de 30 mil habitantes, e 18 localidades que possuem entre 30 mil e 100 mil habitantes.

O cronograma de expansão do 5G

Ter a frequência liberada pela Anatel não significa que a tecnologia estará automaticamente disponível pelas operadoras a curto prazo. As prestadoras ficam livres para instalar o 5G de acordo com suas estratégias, desde que cumpram o cronograma de cobertura mínima estabelecido no leilão da Anatel.

Esses são os compromissos de cobertura do 5G SA que devem ser seguidos pelas operadoras:

PrazoCompromisso de cobertura 5G SAAté julho de 2023Uma antena 5G para cada 50 mil habitantes nas capitais e DFAté julho de 2024Uma antena 5G para cada 30 mil habitantes nas capitais e DFAté julho de 2025Uma antena 5G para cada 15 mil habitantes nas capitais, DF e municípios com mais de 500 mil habitantesAté julho de 2026Uma antena 5G para cada 15 mil habitantes nos municípios com mais de 200 mil habitantesAté julho de 2027Uma antena 5G para cada 15 mil habitantes nos municípios com mais de 100 mil habitantesAté julho de 2028Uma antena 5G para cada 15 mil habitantes em pelo menos 50% dos municípios com mais de 30 mil habitantesAté julho de 2029Uma antena 5G para cada 15 mil habitantes em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes

De acordo com dados do Teleco, a tecnologia 5G está disponível em 696 municípios brasileiros. A TIM é a prestadora líder cobertura, com 403 cidades atendidas, seguidas por Vivo (365), Claro (265), Brisanet (134) e Algar (3). Ao considerar a população coberta como critério de cobertura, a Vivo lidera o setor, atendendo 56,1% da população brasileira.

Antena de telefonia celular (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Ao falar de antenas licenciadas para o 5G com 3,5 GHz, a Claro lidera com 8,76 mil torres, seguida por TIM (8,69 mil) e Vivo (7,73 mil). No entanto, nem toda antena licenciada na Anatel está em funcionamento, uma vez que se trata da autorização para instalação da infraestrutura.

Ainda que os números do 5G pareçam altos, as operadoras ainda precisam melhorar significativamente a cobertura nas localidades já atendidas. Um estudo da Opensignal aponta que os celulares passam apenas 10% do tempo conectado nas redes de quinta geração.

Lista de cidades com a frequência de 3,5 GHz liberada

Confira abaixo a lista de municípios liberados pela Anatel para utilização da frequência de 3,5 GHz, utilizada pelo 5G:

UFMunicípioBACamacanBACandibaBACarinhanhaBACocosBACondeúbaBACordeirosBACoribeBAFeira da MataBAGuanambiBAIbirapuãBAItaju do ColôniaBAItambéBAItanhémBAItapetingaBAItarantimBAItororóBAIuiuBAJacaraciBAJucuruçuBALajedãoBALicínio de AlmeidaBAMacaraniBAMaiquiniqueBAMascoteBAMedeiros NetoBAMortugabaBAPalmas de Monte AltoBAPau BrasilBAPindaíBAPiripáBAPotiraguáBASebastião LaranjeirasBATremedalBAUrandiBAVeredaMGAbaetéMGÁgua BoaMGÁguas FormosasMGÁguas VermelhasMGAlvorada de MinasMGArapuáMGAtaléiaMGAugusto de LimaMGBandeiraMGBeriloMGBerizalMGBertópolisMGBiquinhasMGBocaiúvaMGBom DespachoMGBonito de MinasMGBotumirimMGBrasilândia de MinasMGBrasília de MinasMGBuenópolisMGCachoeira de PajeúMGCampos AltosMGCapelinhaMGCaraíMGCarbonitaMGCarlos ChagasMGCarmésiaMGCarmo do ParanaíbaMGCatujiMGCatutiMGCedro do AbaetéMGChapada do NorteMGColunaMGComercinhoMGCônego MarinhoMGCorintoMGCoronel MurtaMGCórrego DantaMGCrisólitaMGCristáliaMGCruzeiro da FortalezaMGCurral de DentroMGDatasMGDom JoaquimMGDores de GuanhãesMGDores do IndaiáMGEspinosaMGFelício dos SantosMGFelisburgoMGFelixlândiaMGFrancisco BadaróMGFrei GasparMGGouveiaMGGuanhãesMGGuimarâniaMGIbiáMGIbiaíMGIcaraí de MinasMGIndaiabiraMGItacarambiMGItaipéMGItamarandibaMGItaobimMGItingaMGJaíbaMGJanaúbaMGJanuáriaMGJaponvarMGJenipapo de MinasMGJequitinhonhaMGJoaímaMGJoão PinheiroMGJoaquim FelícioMGJosenópolisMGLadainhaMGLagamarMGLagoa FormosaMGLassanceMGLeme do PradoMGLontraMGLuislândiaMGLuzMGMalacachetaMGMangaMGMartinho CamposMGMata VerdeMGMaterlândiaMGMato VerdeMGMatutinaMGMedinaMGMinas NovasMGMoemaMGMontalvâniaMGMonte AzulMGMontezumaMGMorro da GarçaMGNovo CruzeiroMGOlhos-d’ÁguaMGOuro Verde de MinasMGPadre ParaísoMGPaineirasMGPaulistasMGPavãoMGPedra AzulMGPedras de Maria da CruzMGPiraporaMGPompéuMGPonto ChiqueMGPorteirinhaMGPotéMGPratinhaMGPresidente JuscelinoMGPresidente KubitschekMGPresidente OlegárioMGQuartel GeralMGRio do PradoMGRio ParanaíbaMGRio Pardo de MinasMGRio VermelhoMGRubelitaMGRubimMGSabinópolisMGSalinasMGSanta Maria do SuaçuíMGSanta Rosa da SerraMGSanto Antônio do ItambéMGSanto Antônio do JacintoMGSanto HipólitoMGSão FranciscoMGSão Gonçalo do AbaetéMGSão GotardoMGSão João do ParaísoMGSão João EvangelistaMGSão RomãoMGSenador Modestino GonçalvesMGSenhora do PortoMGSerra Azul de MinasMGSerra do SalitreMGSerra dos AimorésMGSerranópolis de MinasMGSerroMGTaiobeirasMGTapiraMGTapiraíMGTirosMGTurmalinaMGUmburatibaMGVarjão de MinasMGVárzea da PalmaMGVarzelândiaMGVerdelândiaMGVeredinhaMGVirgem da LapaMGVirginópolis

Mais 189 cidades do Brasil poderão receber sinal de 5G; veja lista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *