Cybercab foi anunciado nesta quinta-feira e é aposta da Tesla no mercado de robotáxis (Imagem: Divulgação/Tesla)
A Tesla revelou na noite de quinta-feira (10) o Cybercab, seu robotáxi para concorrer com a Waymo e Cruise. Prometido desde 2015 pelo CEO Elon Musk, o Cybercab ficou pelo menos 9 anos em desenvolvimento e tem apenas dois lugares. A empresa também apresentou a Robovan e mais detalhes do robô Optimus — que tem a proposta de ser um robô faz-tudo.
Apesar da apresentação desta quinta-feira, o Cybercab só entrará em operação em 2026. Ou melhor, essa é a promessa da vez. A Tesla espera lançá-lo como um veículo totalmente autônomo, tanto que ele nem tem volante e pedais. Para isso, a empresa dependerá de várias aprovações — e visto os casos da Waymo e Cruise, 2026 parece uma aposta ousada.
Cybercab é apresentado em estúdio da Warner
O robotáxi da Tesla foi apresentado no estúdio da Warner em Burbank, Califórnia (aquele da famosa caixa d’água onde moram os Animaniacs). A escolha do local se deu por ser um lugar fechado e com várias vias. Assim, a Tesla poderia demonstrar a direção autônoma do Cybercab sem depender de qualquer autorização para os testes.
Porém, segundo apurou o The Verge, empregados da Tesla mapearam o estúdio nos dias que antecederam a apresentação. Visto que o evento de anúncio ocorreu de noite, período em que os carros autônomos são menos seguros, é provável que a empresa realmente tenha mapeado as possíveis rotas. Existe outro motivo pela escolha do horário: você esconde mais detalhes do carro.
O visual do carro é futurista, pegando elementos de design do Cybertruck e portas abrindo na diagonal —parecido os supercarros da Lamborghini. Esse tipo de abertura pode ser problemática no ambiente urbano e tráfego de alta intensidade, já que num espaço mais apertado não há como controlar a abertura. A porta é automática e sem maçaneta.
Custo menor que ônibus? Com dois lugares?
Robovan tem visual de vagão de trem, rodas escondidas e quase nada de janelas (Imagem: Divulgação/Tesla)
No evento, o CEO Elon Musk declarou que o custo do robotáxi é de 20 centavos de dólar por milha (1,6 km), contra US$ 1 (R$ 5,63) por milha dos ônibus. O problema é que a comparação deveria ser feita com os concorrentes Waymo e Cruise, que carregam até 4 passageiros (o banco do motorista não pode ser usado) e são elétricos.
Contudo, de surpresa, a Tesla anunciou a Robovan. Com capacidade para 14 lugares (as fotos mostram 14 assentos), este produto está próximo de outros conceitos de ônibus e vans autônomas. Aliás, a Waymo desenvolve o Origin, uma van menor com seis lugares.
A Robovan, como explicou Musk, não será uma alternativa de transporte público. A ideia é transportar um grande grupo de pessoas em comum. O exemplo dado é de um time de algum esporte precisando ir até um lugar (mas só consigo lembrar de juntar amigos para ir para uma festa). Outra proposta é o uso para transporte de carga.
Robô Optimus entrega brindes e faz dancinha
Robô Optimus vai ser o seu mordómo e faz tudo — desde que você seja podre de rico (Imagem: Divulgação/Tesla)
Outra surpresa no evento foi a presença de vários Optimus, o robô faz-tudo da Tesla. A empresa anunciou que venderá no futuro duas versões do Optimus: uma de US$ 20.000 (R$ 112.662) e outra de US$ 30.000 (R$ 168.993). Segundo o CEO da Tesla, o robô será um ajudante na vida das pessoas, capaz de cortar a grama, levar o cachorro para passear e ser babá dos filhos.
No evento, Musk disse que os robôs serviriam drinks para convidados. Porém, segundo relatos dos presentes, eles apenas entregaram uma sacolinha de brindes. Uma parte dos robôs ficou dançando em um gazebo.
Tesla revela Cybercab, robotáxi de dois lugares que só chegará em 2026