Claro teve aumento de 8% na receita líquida (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
A Claro Participações divulgou seus resultados financeiros para o 3º trimestre de 2024. A operadora gerou receita de R$ 12,4 bilhões, alta de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os destaques, a Claro comemora o bom desempenho em banda larga, celular pós-pago e o plano digital Claro Flex.
Confira abaixo os principais indicadores financeiros da Claro para o 2º trimestre de 2024 e o comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Por ser uma companhia de capital fechado no Brasil, a Claro não divulga o lucro líquido como as concorrentes Vivo, TIM e Oi. O EBITDA, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, saltou 13% no ano, e a margem EBITDA cresceu 2 pontos percentuais em comparação com trimestre do ano anterior.
Aumento de gastos por usuário e portabilidade impulsionam móvel
O serviço móvel é o carro-chefe da Claro e teve receita de R$ 6,62 bilhões, alta de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora afirma que o bom desempenho foi gerado por vários fatores, incluindo a liderança na portabilidade, crescimento no pós-pago e aumento do preço médio por usuário (ARPU).
A tele possui a vice-liderança no mercado brasileiro de telefonia móvel com 33,7% dos clientes, cujo pódio é ocupado pela Vivo. A Claro encerrou o trimestre com 88,3 milhões de linhas celulares, com adições líquidas via portabilidade de 610 mil linhas recebidas.
Plano digital Claro Flex cresceu 51,6% em número de usuários (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
Do total de linhas, 53,2 milhões de clientes utilizam planos pós-pago ou controle, que geram maior receita mensal e maior recorrência de gastos. O pré-pago também cresceu e atingiu 25 milhões de contratos.
O plano digital Claro Flex também trouxe um impacto significativo no balanço da Claro, com crescimento de base de 51,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora não detalha quantas linhas utilizam esse plano, no entanto.
Falando de cobertura, a Claro atua com serviços móveis em 4,8 mil municípios brasileiros, atrás da Vivo e TIM. A operadora atua com tecnologia 5G em 265 municípios, enquanto o 4G atende 4.602 cidades.
Claro cresce em clientes com planos a partir de 500 Mb/s
No segmento residencial, a Claro mantém a liderança no serviço de banda larga fixa no Brasil e comemora 59,8 mil adições líquidas positivas em comparação com o ano anterior. A tele também cresceu no segmento de velocidades a partir de 500 Mb/s, com aumento de 2,3 milhões de contratos no último ano.
Claro lidera mercado brasileiro de banda larga fixa (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
A maioria dos clientes de banda larga da Claro utilizam tecnologia de cabos coaxiais, e o serviço via fibra óptica atende apenas 16,2% dos usuários. Considerando todos os padrões, o serviço fixo da Claro tem cobertura para 41,6 milhões de domicílios em 512 municípios.
Falando do serviço de TV a cabo ou satélite, a Claro teve queda de 11% no número de assinantes. No entanto, esses números não levam em conta o serviço Claro TV+, aposta da operadora que funciona via streaming e não se enquadra como serviço tradicional de TV por assinatura regulado pela Anatel.
Em julho, a operadora havia revelado ter ultrapassado a marca de 1 milhão de clientes na plataforma online. A operadora recentemente reformulou as ofertas do Claro TV+ Box, que agora incluem opções com Netflix, Max, Globoplay e Apple TV+ sem alteração no preço mensal.
Claro fatura R$ 12,4 bilhões com alta em planos pós-pagos e internet fixa