Mark Zuckerberg anunciou oficialmente o aplicativo Threads em julho de 2023 (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)
Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou que o Threads terá um indicador de que um usuário está conectado naquele momento. A pequena bolinha verde aparece ao lado da foto no feed e no perfil, mas pode ser desativada.
“Estamos liberando o status de atividade como uma maneira de ajudar a encontrar outras pessoas para engajar em tempo real”, disse Mosseri em uma publicação no próprio Threads. “Esperamos que saber quando as pessoas estão online facilite as conversas”, completou.
Indicador aparece tanto no feed quanto no perfil (Imagem: Reprodução / Threads)
Teoricamente, o indicador vem ativado por padrão, mas no meu perfil, o recurso apareceu já desativado. Seja como for, é possível escolher a opção desejada:
Vá até seu perfil
Toque no ícone com três listras no canto da tela
Escolha a opção “Privacidade”
Toque em “Status online” (se você não vê esta opção, é porque a Meta ainda não liberou o recurso para você)
Selecione “Ninguém”, “Seguidores”, “Seguidores que você também segue” ou “Qualquer pessoa”
Assim como acontece em outras redes da Meta, existe certa reciprocidade no recurso: para ver quem está online, você precisa mostrar para as pessoas que está online.
Usuários do Threads não gostaram da novidade
A reação ao post de Mosseri foi bastante negativa. Alguns usuários disseram que ninguém pediu por isso. Outros apontaram que, ao vir ativado por padrão, o indicador de status online pode reduzir a privacidade dos usuários.
Houve ainda críticas em relação a outros recursos do Threads, como problemas na moderação. Um usuário apontou que é incoerente mostrar quem está online agora e, ao mesmo tempo, não ter um feed cronológico, que mostre publicações mais recentes.
Outros mencionaram o problema dos “baits de engajamento”. Nas últimas semanas, usuários do Threads reclamam que a rede está cheia de posts deliberadamente polêmicos, com perguntas abertas, feitos com o objetivo de conseguir interações. Eles estariam “hackeando” o algoritmo e ganhando um destaque desproporcional nos feeds da plataforma.