Galaxy Z Fold não deve ganhar uma versão mais barata (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
A Samsung não tem planos de lançar uma versão mais acessível do Galaxy Z Fold, celular dobrável mais caro da marca — pelo menos não no futuro. A declaração foi dada por um executivo da fabricante para o Sisa Journal, jornal da Coreia do Sul. Segundo o executivo, esse é o posicionamento atual da marca, o que sugere que a Samsung pode mudar de opinião no futuro.
Na segunda-feira (21), a Samsung lançou o Galaxy Z Fold Special Edition, uma versão mais fina e com outras melhorias do dobrável do tipo caderno. O modelo segue a precificação da linha Fold, custando 2.789.600 wons (R$ 11,5 mil). O Galaxy Z Fold 6, lançado em agosto, chegou no Brasil custando R$ 13.799.
Por que a Samsung não quer lançar um Z Fold barato?
A primeira hipótese está na resposta do executivo da Samsung, que destaca que o Galaxy Z Fold Special Edition chegou para ser uma nova opção de dobrável topo de linha. Esse executivo disse para o SisaJournal que o novo Z Fold permite que o cliente escolha o modelo de sua preferência.
Por exemplo, se o cliente quer um modelo tanto para o uso pessoal quanto profissional, pode escolher o Galaxy Z Fold 6, que conta com slot para a S Pen. Se quer um celular para o dia a dia, o Z Fold Special Edition, mais fino e sem espaço para a caneta, pode ser a melhor opção.
Galaxy Z Fold Special Edition é mais fino e tem câmera de 200 MP, mas não tem espaço dedicado para a S Pen(Imagem: Divulgação/Samsung)
A segunda hipótese para a Samsung seguir lançando Galaxy Z Fold premiums é a baixa demanda pelos aparelhos. O mercado de dobráveis do tipo caderno não cresceu como a Samsung esperava, conforme explicou uma fonte para o SisaJournal. Assim, é melhor seguir focando nos modelos premiums, mais rentáveis.
Enquanto os celulares Fold seguem sem uma versão barata, o Galaxy Z Flip pode tomar um caminho diferente. Este modelo é a versão dobrável de maior sucesso da Samsung e tem um preço menor — ainda que seja um celular premium.
Analistas e leakers seguem afirmando que a Samsung lançará uma versão mais barata do dobrável flip em 2025. A estratégia é similar ao que faz a Motorola, que possui o Moto Razr e Moto Razr e Moto Razr Ultra.
Com informações: SisaJournal, 9to5Google e SamMobile