Apple pode “desmembrar” App Store para criar loja dedicada para jogos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
A Apple estaria preparando uma nova loja de aplicativos para o iOS totalmente dedicada para jogos. Conforme apurado pelo jornalista Filipe Espósito, do 9to5Mac, essa loja funcionaria como um hub de games, permitindo que os usuários visualizem sua biblioteca de jogos e amigos — além de outras funcionalidades. Porém, o Game Center não será substituído por esse hub.
Segundo o 9to5Mac, uma das abas da loja dedicada para games seria a Play Now, que serviria como uma espécie de página de recomendação de jogos. Pela descrição, essa aba se assemelha à página inicial da Steam e outras lojas de games. Inclusive Espósito aponta que o aplicativo da Apple teria um integração com as ferramentas de comunicação da big tech — iMessage e Facetime.
Loja de games da Apple vai acabar com o Arcade?
Conforme apurou o jornalista, a big tech manterá o Apple Arcade, serviço de assinatura de jogos da empresa. Os jogos do serviço e outros baixados pela App Store seriam acessados diretamente desse hub. Assim como ocorre em algumas plataformas, o hub também teria conquistas — além de placares, eventos e desafios para os jogadores.
Apple Arcade é serviço de assinatura de jogos da big tech e não seria substituído pelo hub (Imagem: Divulgação/Apple)
Ainda que o projeto esteja longe de estrear (se não for alterado ou cancelado no meio do caminho), o certo é que a Apple está investindo mais em jogos nos seus dispositivos. Um dos pontos que reforçam esse argumento é a liberação de emuladores na App Store.
Será curioso ver como a Apple tratará os emuladores nesse hub de games. Na teoria, a legislação americana não considerada a prática uma violação de direitos autorais. O problema é o acesso aos jogos dos emuladores. De qualquer modo, é natural imaginar que os emuladores poderão ser acessados pelo hub.
Outra ação da Apple em prol do público gamer no iPhone foi o lançamento de novas ferramentas para a portabilidade de games do macOS para o iOS.
Com informações: 9to5Mac e Android Authority