Site Overlay

Opera One traz tela dividida para abas e resumo de página com IA

Opera One R2 é nome da nova versão do navegador, que traz função de dividir tela do navegador com duas abas (Imagem: Divulgação/Opera)

O Opera liberou nesta quinta-feira (23) a nova versão do Opera One, navegador da empresa. Batizado de Opera One R2, a atualização traz mais recursos de IA para o browser e novas ferramentas de usabilidade, como a função de dividir uma janela com duas abas. Outra novidade ajudará quem costuma usar o navegador com mais de 30 abas abertas ao mesmo tempo — sim, isso existe e eu conheço gente assim.

O Opera One é uma versão renovada do navegador da marca, sendo lançado no ano passado e trazendo a IA Aria, que utiliza diferentes modelos de linguagem. Alguns recursos da IA do Opera já estavam liberados para os integrantes do beta do navegador, como o contexto de página. Agora eles estão disponíveis para todos.

Como funciona o recurso de tela dividida no Opera One?

No Opera One R2 o usuário poderá dividir a tela do navegador com duas abas. Para isso, basta clicar e arrastar a aba de uma das páginas para baixo, colocando-a sobre a janela onde está o conteúdo. Pelos testes feito pelo Tecnoblog, a tela dividida seleciona automaticamente a última aba selecionada para o outro espaço.

Recurso de dividir tela em duas abas no Opera ainda pode melhorar (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O recurso é similar à tela dividida do Microsoft Edge, exceto que este não permite dividir a tela arrastando uma aba para baixo. Em comum, fechar a aba fecha as duas páginas abertas. O que senti falta no Opera One R2 foi um botão para abrir a tela dividida com a outra parte vazia.

Eu uso os dois navegadores no dia a dia. No Edge, é útil abrir a tela dividida pelo botão e selecionar a aba desejada entre as que já estão abertas ou digitar o endereço da página que você quer acessar.

Rastreamento de abas para dezenas de abas

Traços indicam últimas abas acessadas pelo usuário se ele tiver mais de 30 abas abertas (Imagem: Divulgação/Opera)

Outra novidade estreando no Opera é o rastreio de abas. Se o usuário tiver dezenas de abas abertas, a ferramenta indicará com um traço as cinco últimas acessadas. É como se elas deixassem um rastro no navegador. Quanto mais recente o último acesso, mais escuro o traço.

O player de música integrado pode ser destacado da barra lateral, flutuando no navegador. Essa função de flutuar também funciona com videochamadas. E falando sobre esses dois, o recurso de pausar automaticamente a música (útil para ouvir áudios ou abrir um vídeo rapidamente) funcionará durante chamadas.

Mais ferramentas de IA para a Aria e Manifest V2

Ferramenta de contexto da Aria no Opera permite resumir páginas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A Aria, IA generativa do Opera One, está com a ferramenta de contexto de página liberada para todos os usuários, assim como o recurso de geração e compreensão de imagens. O contexto de página é ativado pelo Ctrl + Shift + 7, que abre o prompt de texto da Aria.

Ao apertar o botão Tab no prompt, o usuário pode pedir que a Aria resuma a página aberta ou aponte tópicos que podem ser analisados. O contexto também explica sobre o que é o site que o usuário está acessando.

A Opera também explicou que o seu navegador seguirá suportando o sistema Manifest V2, que foi descontinuado pelo Google e é usado no bloqueador de anúncios nativo do Opera. Esse sistema tem mais opções de filtragem, deixando essas extensões mais eficientes. Recentemente, o uBlock Origin com Manifest V2 perdeu o suporte para o Chrome e foi removido do navegador do Google.

Opera One traz tela dividida para abas e resumo de página com IA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *