Google Chrome vai alertar sobre problemas de desempenho (imagem: reprodução/Google)
O Google Chrome para desktops tem novos recursos para te ajudar a lidar com abas que consomem recursos exageradamente. A principal novidade é um mecanismo que alerta sobre problemas de desempenho e oferece uma solução. Mas também há novos modos de economia de memória (Memory Saver).
Comecemos pelo mecanismo de alerta de desempenho. Você já deve ter se deparado com o Chrome lento ou congelado após acessar determinada página. A ferramenta Detecção de Desempenho tem a função de identificar a aba problemática, o que está causando o consumo exagerado de recursos e, então, sugerir uma solução.
O alerta é exibido por meio de um ícone com símbolo de velocímetro à direita da barra de endereços. Quando clicado, o ícone aponta as abas com problemas de desempenho. Basta, então, clicar em “Corrigir agora” para o problema ser corrigido pelo próprio navegador.
A solução pode incluir a desativação de componentes em JavaScript. Com base nisso, é de se presumir que a correção possa afetar a execução de alguma aplicação. Se for o caso, basta recarregar a página e, se o alerta surgir novamente, não clicar no botão de correção.
Quem não quiser contar com o recurso de alerta pode desativá-lo indo em Configurações / Desempenho.
Alerta de desempenho do Google Chrome (imagem: reprodução/Google)
Novos modos de economia de memória do Chrome
A função Economia de Memória (Memory Saver) existe no Google Chrome pelo menos desde 2022. Ela tem a missão de liberar o espaço de memória RAM usado por abas que estão inativas. Com isso, esse espaço pode ser utilizado por outros aplicativos ou pelo próprio sistema operacional. Esse recurso é especialmente útil em máquinas com pouca quantidade de memória RAM.
O modo Economia de Memória foi atualizado para oferecer três opções de funcionamento que são mais claras do que as anteriores. São eles:
Padrão: o navegador analisa as necessidades do sistema e faz o gerenciamento das abas de modo correspondente;
Equilibrado: modo que analisa as necessidades do sistema e os hábitos de navegação do usuário, e tenta equilibrar esses dois aspectos;
Avançado: libera memória das abas pouco tempo depois de o usuário deixar de acessá-las.
A função de economia de memória do Google Chrome também pode ser ativada ou desativada em Configurações / Desempenho.
Se você não tiver encontrado os novos recursos do Google Chrome, mesmo após ter atualizado o navegador, basta aguardar. Eles estão sendo liberados gradualmente.