Dropbox no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Faz tempo que o Dropbox está em uma fase ruim, mas, infelizmente, a situação só tem piorado. Prova disso é que Drew Houston, fundador e CEO da companhia, anunciou uma restruturação que culminará na demissão de aproximadamente 20% da força de trabalho global do Dropbox.
Isso significa que 528 dropboxers (como os funcionários do Dropbox são chamados) serão desligados das unidades da empresa em todo o mundo. O objetivo é cortar gastos em áreas em que o Dropbox fez muitos investimentos e, ao mesmo tempo, ter uma equipe mais “enxuta e eficiente”, explica o executivo em carta aberta.
Houston também afirma que o Dropbox está passando por um momento de transição. Isso porque, de acordo com o executivo, o negócio de compartilhamento e sincronização de arquivos da companhia amadureceu, o que dá a entender que crescer nesse segmento está cada mais difícil.
O Dropbox vem, então, apostando em novos produtos, como o Dash, uma plataforma online focada em empresas que oferece busca auxiliada por inteligência artificial, integração com aplicativos de terceiros, recursos para governança de dados, entre outros. É essa mudança de foco que Houston chama de transição.
Mas, apesar da aposta em novos produtos, o Dropbox permanece em situação desfavorável. “Continuamos a ter uma demanda mais fraca e ventos contrários amplos contra nosso negócio principal [compartilhamento e sincronização de dados].
De fato, tem sido cada vez mais difícil para o Dropbox se manter no mercado. A concorrência com serviços como Google Drive, Microsoft OneDrive e Box é cada vez mais acirrada.
Como destaca o TechCrunch, o Dropbox teve apenas 63 mil novos clientes em seu último trimestre fiscal, quase nada se levarmos em conta que a empresa tem uma base com 18 milhões de usuários registrados.
Espaço do Dropbox (imagem: reprodução/Dropbox)
“Assumo toda a responsabilidade por esta decisão”
Na carta, O CEO do Dropbox declarou:
Como CEO, assumo toda a responsabilidade por esta decisão [as demissões] e pelas circunstâncias que a levaram, e lamento sinceramente por aqueles que forem impactados por esta mudança.
(…) Estamos fazendo cortes mais significativos em áreas onde estamos investindo demais ou tendo um desempenho baixo, ao mesmo tempo em que planejamos uma estrutura de equipe mais enxuta e eficiente no geral.
Drew Houston, CEO do Dropbox
Apesar da criticidade da decisão, Houston dá a entender que o Dropbox não está “morto”. No entanto, a empresa só revelará mais detalhes sobre as suas novas estratégias em 2025.