Site Overlay

Canadá manda fechar escritórios do TikTok, mas não proíbe acesso à rede

Governo canadense avaliou planos do TikTok antes de tomar decisão (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Canadá ordenou o encerramento das atividades da ByteDance, dona do TikTok, no país. O país aponta riscos de segurança nacional como o motivo da decisão. Mesmo assim, o aplicativo e a rede continuarão liberados.

“A medida foi baseada nas informações e evidências coletadas ao longo de uma avaliação, bem como nos conselhos da comunidade de inteligência e segurança do Canadá e de outros parceiros governamentais”, afirmou o ministro de Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne. “A decisão de usar um app ou plataforma de rede social é individual.”

Rede social continua liberada (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

TikTok foi proibido em aparelhos do governo

Já faz algum tempo que o TikTok está na mira de autoridades canadenses. Em fevereiro de 2023, dispositivos de uso governamental foram proibidos de ter o aplicativo instalado.

Desde então, a plataforma vinha sendo avaliada — pelas leis locais, o governo tem poderes para estudar se investimentos estrangeiros representam riscos à segurança nacional. Isso pode ter impactado os planos da ByteDance no país. A empresa não lançou o TikTok Shop e o programa de pagamento para criadores, por exemplo.

Empresa promete entrar com recurso

De acordo com o TechCrunch, o TikTok contratou dezenas de profissionais de operações, engenharia e marketing em diversos locais do Canadá. Segundo a ByteDance, o fechamento dos escritórios afetará “centenas de empregos com boa remuneração”. Em um comunicado, a empresa disse que entrará com recurso na justiça contra a ordem.

“A plataforma TikTok continuará disponível para criadores para que os usuários possam encontrar uma audiência e explorar novos interesses, além de ajudar negócios a terem sucesso”, declarou um porta-voz da companhia.

Estima-se que o TikTok tenha cerca de 15 milhões de usuários no Canadá, com o público entre 18 e 24 anos sendo o mais engajado na plataforma.

Outros países ameaçam tomar medidas

Já faz alguns anos que o TikTok vem sendo investigado por questões de segurança. O app é acusado de coletar dados de usuários de outros países e armazená-los na China, o que poderia representar um risco à privacidade e segurança.

Nos Estados Unidos, as primeiras iniciativas contra o TikTok vieram ainda no primeiro mandato do presidente Donald Trump, mas não obtiveram sucesso.

Em 2024, o Congresso americano aprovou uma lei que obriga a ByteDance a vender a rede social em até 270 dias. O prazo se encerra em janeiro de 2025, mas a volta de Trump à Casa Branca pode mudar os rumos. Quando a lei foi aprovada, ele criticou a medida, dizendo que ela só serviria para beneficiar a Meta.

Com informações: Reuters, TechCrunch

Canadá manda fechar escritórios do TikTok, mas não proíbe acesso à rede

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *