É possível abrir uma reclamação no Mercado Livre após a chegada da sua compra. Pra isso, é necessário acessar as opções de ajuda disponíveis no site ou app e selecionar qual o tipo do seu problema.
Tabela de conteúdos
Como fazer uma reclamação no Mercado LivrePelo celularPelo computadorO que significa “registramos uma reclamação sobre sua encomenda”?Em até quanto tempo posso registrar uma reclamação no Mercado Livre?Posso fazer uma reclamação do Mercado Livre pelo WhatsApp?O que fazer se o vendedor do Mercado Livre não responde à reclamação?Como entrar em contato com o Mercado LivreComo cancelar uma compra no Mercado LivreComo avaliar o vendedor do Mercado LivreComo encerrar uma reclamação no Mercado Livre
Como fazer uma reclamação no Mercado Livre
Pelo celular
Tempo necessário: 10 minutos.
Uma reclamação pode ser aberta pelo aplicativo do Mercado Livre para celulares ou pelo site mercadolivre.com.br. De todas as formas, é preciso fazer o login na sua conta antes de começar.
Escolha a compra para abrir a reclamação
Na guia “Minhas compras” selecione o produto para o qual deseja abrir uma reclamação no Mercado Livre.
Escolha o motivo
Na seção de “Ajuda com a compra” escolha o motivo que mais se encaixa na sua reclamação.
Forneça mais detalhes para concluir
Nessa etapa você pode adicionar as informações necessárias sobre a reclamação e anexar fotos para ajudar a ilustrar o problema.
Ao selecionar “Troca ou devolução do pedido” ou “Problemas com o produto”, você deverá explicar por que gostaria de trocar ou devolver o produto. É possível solicitar esse serviço caso seja algo diferente do que foi anunciado, recebeu um produto defeituoso, chegue incompleto ou caso você não tenha feito a compra em questão (possível fraude).
Já em “Recebi o pacote sem o produto”, você pode optar por cancelar a compra e receber o dinheiro de volta, ou pelo recebimento do produto.
Caso conste como “produto entregue”, mas você não tenha de fato recebido a encomenda, também é possível abrir uma reclamação diretamente com o Mercado Livre. Mas a empresa recomenda que você verifique com vizinhos ou parentes se algum deles recebeu por você.
Em todos os casos, é gerado um número que representa o protocolo da reclamação. Posteriormente, basta acompanhar o andamento da solicitação na mesma tela em que a reclamação foi iniciada.
Pelo computador
Acesse suas compras pelo menu lateral esquerdo ou pelo botão “Compras” ao lado do seu nome;
Ao acessar a lista de compras recentes, clique no botão azul “Ver compra” para aquela que deseja abrir a reclamação;
Escolha a opção que mais se encaixa na sua reclamação na parte de “Ajuda com a compra” e siga as etapas para descrever seu problema.
O que significa “registramos uma reclamação sobre sua encomenda”?
A mensagem “registramos uma reclamação sobre sua encomenda” significa que uma solicitação foi enviada para análise, não necessariamente feita pelo comprador. Em um caso de 2022, a reclamação foi registrada pelo entregador que não encontrava o endereço do comprador para entregar o produto.
Quando reclamações são enviadas, o vendedor tem um prazo para responder antes do Mercado Livre intervir e continuar o atendimento. Se o vendedor não responder ele pode ter a reputação rebaixada.
Em até quanto tempo posso registrar uma reclamação no Mercado Livre?
O prazo para reclamar sobre um produto ou pedir ajuda ao Mercado Livre é de até 60 após a compra. No caso de devoluções, o prazo pode ser de até 7 dias.
Se os 60 dias já se passaram, o Mercado Livre orienta que o comprador entre em contato com o vendedor ou com o fabricante, caso esteja dentro da garantia.
Você pode enviar uma mensagem para o vendedor a qualquer momento:
Acesse suas compras;
Selecione a compra que deseja falar com o vendedor;
Em “Mensagens com o vendedor”, toque em “Enviar mensagem”.
Posso fazer uma reclamação do Mercado Livre pelo WhatsApp?
Não é possível registrar uma reclamação por WhatsApp no Mercado Livre. No entanto, alguns vendedores podem conectar o WhatsApp Business à loja, facilitando o contato com clientes para ajudá-los no processo de compra ou em dúvidas sobre os produtos.
O que fazer se o vendedor do Mercado Livre não responde à reclamação?
Se passou do prazo dado ao vendedor e ele não respondeu à reclamação, o Mercado Livre entrará em contato com o comprador para tentar resolver o problema.
Quando o Mercado Livre atua para resolver o problema, a reclamação entra em um status de mediação. Vendedores com reputação de Mercado Líder não podem exceder 1% das reclamações em mediação.
O Mercado Livre reforça que o dinheiro fica protegido até que o caso seja resolvido.
Como entrar em contato com o Mercado Livre
Caso não tenha resolvido o problema, você ainda pode entrar em contato com o Mercado Livre e pedir ajuda à Central de Atendimento. O processo pode ser feito pelo aplicativo ou pelo PC e a plataforma oferece os seguintes canais de contato: telefone, chat ou e-mail.
Como cancelar uma compra no Mercado Livre
Você ainda pode desistir de fazer a reclamação e cancelar a compra do Mercado Livre. Mas se atente aos prazos:
7 dias corridos para: celulares e telefones, câmeras e acessórios, games, eletrônicos, áudio e vídeo, informática, TV, software e demais componentes;
30 dias corridos para os demais produtos.
Os dias começam a contar a partir da data de recebimento do produto. Alguns produtos não podem ser devolvidos como itens para animais, alimentos ou beleza e cuidados pessoais.
Como avaliar o vendedor do Mercado Livre
Independente da reclamação ter sido resolvida ou não, você pode avaliar o vendedor e relatar sua experiência com a compra. O processo é o seguinte:
Acesse a guia de “Minhas compras”;
Selecione a compra na lista;
Selecione a opção “Opinar sobre o vendedor”;
Escolha a opção que representa a sua experiência e depois escreva um comentário.
Como encerrar uma reclamação no Mercado Livre
Se uma reclamação foi aberta você ainda pode encerrá-la caso tenha resolvido o problema ou tenha desistido de pedir ajuda com a compra. Para encerrar uma reclamação, o passo a passo é o seguinte:
Acesse a guia de “Minhas compras”;
Selecione a compra na lista;
Selecione a “Encerrar reclamação”;
Escolha o motivo para encerrar a reclamação;