Nubank no celular (Imagem: Divulgação/Nubank)
Se você acompanha as notícias, deve saber que toda hora surge um golpe novo. O Nubank vai ajudar seus clientes a não cair em uma dessas ciladas. O aplicativo do banco vai contar com o Alô Protegido, ferramenta para bloquear ligações de criminosos se passando pela central de atendimento da empresa. O anúncio ocorreu hoje.
A ferramenta está disponível no app do Nubank para Android — nada de iOS por enquanto. Quando ela é ativada, o aparelho passa a bloquear chamadas de linhas “camufladas” com o número da central da empresa.
Nos últimos anos, um golpe relativamente que se tornou relativamente comum é o do falso call center. Os criminosos usam spoofing para esconder seu número real atrás de um número legítimo, como o de um serviço de atendimento ao cliente (SAC). Assim, conquistam a confiança da vítima, levando-a a compartilhar senhas ou fazer movimentações financeiras.
Para ativar o Alô Protegido, é só seguir estes passos:
Abra o app do Nubank.
Vá até o menu “Segurança”.
Toque em “Alô Protegido” e, em seguida, no botão para ativar.
Aperte “Permitir” para autorizar o app do Nubank a gerenciar suas chamadas.
O Nubank diz ser a primeira empresa financeira do mundo a oferecer um recurso deste tipo. “Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes”, diz Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia da empresa.
Nubank tem outras ferramentas contra golpes
A proteção foi anunciada nesta segunda-feira (13), como parte de uma campanha chamada “#PareceMasNãoÉoNubank”. A iniciativa visa alertar para tentativas de golpes em que os criminosos fingem ser do banco.
Além disso, o Nubank alerta que não pede para seus clientes baixarem aplicativos, realizarem transferências ou trocarem senhas. A empresa recomenda que, em caso de uma ligação recebida dizendo ser do banco, o usuário desligue a chamada e entre em contato pelos canais oficiais de atendimento.
Nos últimos anos, clientes do Nubank usaram as redes sociais para relatar diferentes tipos de golpes e fraudes. Os casos eram dos mais variados, incluindo movimentações indevidas na conta depois do roubo do celular, sites falsos que pediam selfies e criminosos se passando por funcionários.
A empresa tomou algumas medidas para tentar proteger os clientes. Uma delas é o SOS Nu, área do aplicativo com instruções sobre o que fazer em casos de fraudes. Outra ferramenta é o Modo Rua, que ativa proteções extras quando o aparelho está fora de um endereço cadastrado.
App do Nubank vai bloquear ligações de golpe do falso call center