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56% dos brasileiros com streaming rejeitam anúncios no meio do conteúdo

Resumo

A publicidade durante vídeos e séries é considerada a mais intrusiva pelos espectadores de TV conectada no Brasil.
A maioria dos lares utiliza smart TVs para acessar conteúdos da chamada TV conectada; videogames e dongles também são comuns.
A média de assinaturas por residência é de 8,2 serviços, sendo 4,7 pagos e 3,5 gratuitos.
O domingo é o dia preferido para assistir TV conectada, seguido pelo sábado.

Maioria dos adeptos assiste streaming pela smart TV (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mais da metade dos adeptos da chamada TV conectada se queixam de publicidade exibida durante os vídeos e séries. De acordo com um estudo da Comscore, 56% dos consumidores consideram este formato de propaganda como o mais intrusivo. Na sequência, 24% dos espectadores citaram a publicidade antes do conteúdo e 23% mencionaram os anúncios ao pausar o vídeo (como os que têm sido adotados pelo YouTube).

Ainda de acordo com o levantamento, a publicidade no menu – muito usada nos sistemas da Samsung e da LG, por exemplo – é a menos intrusiva.

O estudo foi conduzido pela Comscore em 2023 por encomenda de diversas empresas do segmento. O Tecnoblog obteve acesso exclusivo a parte dos dados, que você confere abaixo.

Quantas pessoas têm TV conectada?

Para início de conversa, é preciso ter em mente que a Comscore considera como TV conectada a exibição de vídeo, filme ou série por meio de smart TV, dongle de streaming, console de videogame ou decodificador para este fim.

Hoje em dia, o Brasil tem população online composto por 123 milhões de pessoas. Deste total, metade tem algum nível de aderência à TV conectada (CTV). São, portanto, denominados como “espectadores de CTV”.

O estudo mostra que 97% dos domicílios utilizam smart TV para este tipo de entretenimento. Depois aparecem os videogames (60%), decodificadores (29%) e dongles (42%). Já 12% das residências possuem todos os quatro tipos de equipamento.

8,2 assinaturas de streaming por residência

HBO passou a se chamar Max em 2024 (ilustração: Vitor Pádua/Tecnology)

O domingo é o dia preferido para consumir a TV conectada, tanto que foi mencionada por 51% das pessoas entrevistadas. O sábado foi citado por 36%, enquanto os demais dias da semana foram considerados por apenas 13% dos entrevistados. Cerca de 2 mil pessoas de todo o país foram ouvidas no estudo.

Cada domicílio com CTV possui em média 8,2 assinaturas de serviços de streaming, das quais 4,7 são pagas e 3,5 são gratuitas.

A Comscore também calculou a média de assinaturas por faixa etária, conforme enumeramos a seguir:

18 a 24 anos: 4,6

25 a 34 anos: 5,2

35 a 44 anos: 4,5

45 a 54 anos: 4,3

55 anos ou mais: 3,9

Por que as pessoas recorrem à CTV?

O levantamento dá pistas sobre os motivos que fazem os consumidores recorrerem à TV conectada. Quase oito em cada dez dizem que a experiência de ver filmes e séries na TV da sala é melhor do que em outros dispositivos.

O caráter cosmopolita de serviços como Netflix, Max, Roku, Pluto TV, com conteúdo do mundo todo, é valorizado pela maioria dos consumidores. Por outro lado, 42% dos entrevistados dizem querer ver conteúdo brasileiro nas plataformas de streaming.

Por fim, somente 21% das pessoas ouvidas pela empresa de pesquisas admitem que geralmente não conseguem decidir o que assistir.

56% dos brasileiros com streaming rejeitam anúncios no meio do conteúdo

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