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Cloudflare lança bloqueio contra robôs que leem sites para treinar IA

Cloudflare diz que robôs de IA podem prejudicar audiência dos sites (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Cloudflare apresentou um novo serviço para sites: com um clique, administradores poderão bloquear robôs que raspam dados e usam as informações coletadas no treinamento de inteligência artificial.

A barreira faz parte de um conjunto de ferramentas direcionados à proteção contra IA, que recebeu o nome de AI Audit. Segundo a empresa, também será possível identificar quais são os robôs que mais raspam conteúdo de um site.

AI Audit aponta quais robôs mais visitaram o site (Imagem: Divulgação / Cloudflare)

As ferramentas eram esperadas desde julho, quando a Cloudflare fez o primeiro anúncio sobre o assunto. Os planos da empresa não param por aí. Ela revelou que pretende criar um marketplace voltado a este tipo de tecnologia.

Na plataforma, sites poderão colocar um preço em seu conteúdo e negociar com empresas de tecnologia que queiram usar estes dados, liberando os bots que fazem a coleta das informações.

Sites jornalísticos dizem que robôs desrespeitam instruções

As ferramentas de bloqueio são o mais novo capítulo na conturbada relação entre empresas de conteúdo, como sites jornalísticos, e desenvolvedoras de modelos de linguagem em larga escala (LLMs, na sigla em inglês).

Em junho, a Perplexity AI foi acusada por Forbes e Condé Nast (dona de Wired, Ars Technica e outras publicações) de ignorar as configurações do arquivo robots.txt e escanear os sites sem autorização. Segundo as empresas, reportagens exclusivas estavam sendo plagiadas pelo chatbot da startup, sem que os devidos créditos fossem dados.

O arquivo robots.txt indica se um site quer ou não ser lido por bots. Ele não representa uma barreira técnica e não é capaz de bloquear um robô, servindo apenas uma recomendação. Até pouco tempo atrás, este pedido costumava ser atendido pelas companhias de tecnologia.

A nova ferramenta da Cloudflare vai tentar solucionar este problema. “Muitos sites permitiram que estes crawlers de IA escaneassem seu conteúdo porque, em grande parte, eles pareciam ‘bons’ robôs — mas o resultado foi menos audiência, já que o conteúdo foi reembalado e usado nas respostas escritas por IA”, comenta a empresa em seu blog.

Com informações: Cloudflare, TechCrunch, Ars Technica

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