Site Overlay

Função de emergência do Android está atrapalhando os policiais

Os chefes de polícia do Reino Unido fizeram um apelo para que as pessoas sejam mais conscientes em relação ao recurso do Android que liga automaticamente para centrais de atendimento. Basta pressionar o botão liga/desliga cinco vezes seguidas para que o smartphone disque para o 999, o equivalente britânico ao 190. As autoridades perceberam um aumento recente no número de chamadas em que ninguém fala nada, como se fosse um engano.

Função de SOS de emergência no Galaxy (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A funcionalidade também existe no Brasil. Deu certo realizar o teste num Galaxy S23 Ultra, mas não num Motorola Edge 30 Fusion. No caso da Samsung, o Android + One UI telefona para o 190, o número da Polícia Militar. Por ora, não há relatos de aumento nas chamadas deste tipo em território nacional.

O Conselho Nacional de Chefes de Polícia do Reino Unido fez uma postagem na qual explica que todas as chamadas para as centrais de emergência são apuradas. Caso a ligação caia, os socorristas tentam ligar de volta para saber o que aconteceu.

The update added a new SOS emergency function for devices to call 999 through the power button being pressed 5 times or more.

These ‘silent calls’ as they are named, are directed to police control rooms and the result has been a significant increase in silent calls.

— National Police Chiefs’ Council (NPCC) (@PoliceChiefs) June 17, 2023

A recomendação dada pelas autoridades britânicas é de que, ao perceber que seu telefone já está numa chamada com a polícia, a pessoa fique na linha e informe que não há nenhum problema.

Como ajustar o recurso

Quem quiser fazer ajustes na ferramenta deve ir no seguinte caminho: Config → Segurança e emergência → SOS de emergência. Nesta tela dá para ativar uma contagem regressiva e mudar o número que será acionado pelo Android.

Com informações: BBC e WCCF Tech

Função de emergência do Android está atrapalhando os policiais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *