Huawei abandonará de vez o Android com HarmonyOS Next (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
A Huawei abandonou de vez o Android em seus celulares e tablets. Nesta quarta-feira (23), a marca lançou o HarmonyOS Next, sistema operacional produzido inteiramente em casa. Essa nova interface dos smartphones da Huawei não suporta aplicativos Android — quem quiser levar seu app para os celular da empresa terá que portá-los para o novo SO.
No evento de lançamento, a Huawei confirmou que grandes empresas chineses já lançaram versões de seus aplicativos para o HarmonyOS Next. Entre os grandes app confirmados estão:
Meituan — programa de cupons
Taobao — e-commerce
JD.com — e-commerce
Alipay — sistema de pagamento
Douyin — nome pelo qual o TikTok é comercializado na China
Xiaohongshu — uma rede social
Quantos aplicativos existem no HarmonyOS Next?
Segundo a Huawei, no total, já existem mais de 15.000 aplicativos nativos para o HarmonyOS Next. Obviamente, é um número pequeno quando comparamos com os milhões de apps presentes no Android. Contudo, para um novo SO já é uma boa quantia — sem falar que os principais apps já estão disponíveis, incluindo o app da Emirates.
HarmonyOS Next tem interface parecida com o Android e iOS (Imagem: Divulgação/Huawei)
Se você possui um Huawei e quer testar o sistema operacional, tenho más notícias. A chinesa informou para o The Register que não há planos de liberar o HarmonyOS Next para outros países. O sistema operacional seguirá exclusivo para o mercado chinês.
A empresa também afirma que HarmonyOS Next possui 110 milhões de linha de código, o que segundo ela melhora o desempenho nos dispositivos. A Huawei diz que há 30% de ganho de performance com o novo SO, usando apenas 1,5 GB de memória RAM. A bateria, conforme divulgou a Huawei, dura 56 minutos com o HarmonyOS Next.
O novo sistema operacional também é compatível com tablets. Será interessante ver o que a empresa preparou para o HarmonyOS Next no seu trifold Huawei Mate XT Ultimate Edition. A Huawei também quer lançar uma versão do SO para computadores.
Com informações: The Register