TIM expande cobertura 5G no Brasil (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
A TIM deu mais um passo na expansão da sua rede 5G, e 17 novas cidades receberam cobertura da nova tecnologia. Nessa última leva, todos os municípios contemplados pertencem à região Nordeste, com adição em seis estados brasileiros.
Confira a lista de municípios que ganharam o 5G da TIM:
Alagoas: Arapiraca
Bahia: Itamaraju, Paulo Afonso, Santa Cruz Cabrália, Coração de Maria e Valença
Ceará: Aracati, Beberibe, Itapipoca e Sobral
Paraíba: Cabedelo
Piauí: Parnaíba
Rio Grande do Norte: Caicó, Extremoz e Mossoró
Para utilizar o 5G da TIM, basta que o cliente tenha um smartphone compatível, não sendo necessário contratar assinar um plano específico ou pagar taxa extra. A situação muda para o 5G SA (Standalone), que é restrito para assinantes do pós-pago TIM Black que contratarem um pacote adicional.
No Brasil, a TIM é a operadora com o maior número de municípios cobertos com 5G, com rede ativa em 495 cidades. No Nordeste, a tele tem serviços de quinta geração em 82 municípios com mais de 1.200 antenas. Vale lembrar que a região também conta com atuação da Brisanet, que está construindo sua rede do zero e já atende 144 cidades.
O cenário muda quando se fala de clientes 5G. De acordo com dados de agosto da Anatel, a Vivo lidera o mercado, com 13,17 milhões de linhas, seguida por Claro (11,74 milhões) e TIM (8,3 milhões). O pódio também se repete considerando todas as tecnologias, e a TIM detém 23,7% do mercado.
5G ainda engatinha no Brasil
Operadoras precisam expandir antenas de 5G (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
De acordo com o Teleco, o 5G está disponível em 799 municípios brasileiros por ao menos uma operadora. Trata-se de um número muito superior aos compromissos de cobertura firmados no leilão da Anatel, que determina atendimento apenas para capitais até o ano de 2024.
Desde que cumpram os compromissos de cobertura, as operadoras ficam livres para avançar com o 5G de acordo com a sua estratégia. A frequência de 3,5 GHz já está liberada em mais de 4 mil municípios brasileiros.
Ainda há um longo caminho para que o 5G se expanda de fato no Brasil. A Anatel registra que apenas 12,7% dos smartphones são compatíveis com as redes de quinta geração. Além disso, um estudo da Opensignal aponta que os celulares brasileiros passam apenas 11% do tempo conectado no 5G. Há uma grande discrepância com a Índia, que mantém a taxa de 52,1%.