Pix, do Banco Central (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
O Pix apresentou um crescimento expressivo na preferência do brasileiro, sendo usado por 84% dos internautas que realizaram compras pela internet. O dado está na pesquisa TIC Domicílios 2024. Na edição de 2022, este percentual era de 66%.
O cartão de crédito, líder na pesquisa passada, teve uma queda, passando de 73% (2022) para 67% (2024). Quem realmente perdeu terreno foi o boleto bancário: da edição de 2022 para a de 2024, o método caiu de 43% para 24%.
Demais modalidades, como débito online e transferência (36%), pagamento na entrega (27%) e pontos (10%), entre outros, permaneceram estáveis ou tiveram pequenas quedas.
Vale observar que a pergunta é de múltipla escolha, e os entrevistados eram instruídos a marcar todas as alternativas usadas nos últimos 12 meses. Por isso, a soma é maior que 100%.
Apps de lojas fazem sucesso
A TIC Domicílios 2024 também traz informações sobre os canais de compra usados pelos brasileiros. O levantamento inclui, pela primeira vez, aplicativos de lojas entre as opções. Logo na “estreia”, esta opção foi apontada por 65% dos entrevistados que realizaram compras, sendo a segunda mais mencionada.
Enquanto isso, os sites das próprias lojas tiveram uma queda significativa, passando de 59% (2022) para 35% (2024), o que sugere uma migração para os apps. A pesquisa menciona Renner e Netshoes como exemplos.
Os sites de compra e venda são os líderes no quesito, sendo mencionados por 90% dos consumidores, um crescimento expressivo em relação aos 72% de 2022. Nesta categoria, a pesquisa usa Amazon, Mercado Livre e Shopee como exemplos.
A distinção entre estas duas respostas parece ser entre lojas tradicionais e marketplaces, mas vale dizer que, na prática, a linha não é tão clara. A Netshoes, mencionada na pesquisa, vende produtos de outras lojas, e a Amazon atua como varejista, para ficar só em dois exemplos.
TIC Domicílios 2024 tem dados sobre internet no Brasil
Realizada pelo Cetic.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, a pesquisa TIC Domicílios traz dados sobre o acesso e o uso da rede no Brasil.
A apresentação da pesquisa destaca que, em 16 anos, o brasileiro “trocou” a lan house pelo celular. Em 2008, 48% dos usuários da internet mencionavam “centro de acesso pago” como um dos locais onde entravam na rede. Em 2024, esta fatia é de apenas 7%.
Por outro lado, a casa passou a ser um local de acesso para 98% dos usuários, em 2024. Antes, em 2008, só 42% dos internautas entravam na rede de dentro de seu lar.
Parte disso se deu pela popularização da internet móvel: 88% dos usuários entram na rede pelo celular. Em 2008, eram 40%.
Com informações: TIC Domicílios