iPhone é o maior sucesso da Apple e a big tech sabe que será difícil repetir o feito com novos dispositivos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A Apple publicou no relatório de resultados financeiros que novos produtos podem não ser lucrativos como o iPhone. Essa nota da big tech integra a parte do relatório sobre os riscos aos seus negócios. A Apple iniciou a aposta em dois novos mercados em 2024, lançando o headset VR Apple Vision Pro e a sua IA generativa Apple Intelligence.
O relatório enviado para a SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, é uma das etapas da apresentação de resultados financeiros trimestrais. A última apresentação desse tipo ocorreu na semana passada, após o lançamento do Mac Mini, iMac e MacBook Pro com o processador M4. Essa nota, pelo que apuramos, é a primeira vez em que a big tech reconhece a dificuldade de repetir o sucesso do iPhone em outros segmentos.
Por que a Apple divulgou essa informação?
Apple Vision Pro tem hardware de ponta, ainda que com bateria externa, mas está em mercado já consolidado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
O objetivo do relatório é ser transparente com investidores sobre o cenário e apostas de mercado da big tech. Ao entrar em novos mercados, a Apple enfrenta novos desafios e pode competir com empresas mais experientes — ainda que ela seja uma referência em tecnologia.
O cenário mais difícil para a big tech (fazendo uma rápida análise) pode ser o de headsets VR. O Apple Vision tem hardwares topo de linha, mas chegou com um preço inicial de US$ 3.499 (R$ 20.127,30), bem mais caro que os concorrentes, e está em um mercado mais competitivo, com marcas consolidadas como a Quest. Para complicar, o segmento VR ainda é nichado.
Com a Apple Intelligence, que possui integração com o ChatGPT, a situação parece ser mais vantajosa. Ainda que a Apple tenha lançado sua IA para celulares depois da Samsung, sua maior concorrente, esse produto ainda é novo e o público está se acostumando com essa novidade. A big tech espera lançar seu próprio LLM nos próximos anos.
iPhone é o principal produto da Apple
Barra azul representa receita com iPhone, enquanto Macs são apenas a quarta maior fonte de receita da Apple (Imagem: Reprodução/Apple)
Para a surpresa de ninguém, o iPhone é o principal produto da Apple, sendo o dispositivo mais vendido do portfólio da marca há mais de uma década. Por exemplo, ainda que os Macs tenham uma alta qualidade, eles ficam longe das vendas do iPhone, como mostra a tabela acima, divulgada na apresentação de resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024.
O iPhone revolucionou o mercado de celulares e abriu a era dos smartphones em 2007. A Apple se manteve como referência no segmento e o dispositivo virou seu principal produto.
Relembre o lançamento do iPhone 16
Com informações: Financial Times, TechCrunch e Apple Insider
Apple reconhece que outros produtos não serão lucrativos como o iPhone